Ansiedade pré e pós-operação
Entenda como a ansiedade pode prejudicar um trader.
BLOGPSICOLOGIAMERCADO FINANCEIRO
Você sabia que existem dois tipos de ansiedade que são comuns em operadores de Day Trade? Elas são: ansiedade pré-operação e ansiedade pós-operação. Normalmente, o trader tem toda uma estrutura lógica operacional já preparada para sua tomada de decisões. Isto significa que se um determinado cenário acontecer, ele decide abrir uma operação ou não.
A questão é que as vezes este cenário operacional demora um pouco a acontecer, até pela imprevisibilidade do mercado. Isto causa em operadores iniciantes uma sensação de que pode ter perdido seu ponto de entrada no ativo ou que deixou de ver determinado sinal que indicaria um bom momento para fazer uma operação de day trade. Com isto, fica mais suscetível a fazer determinada operação por impulso que contrarie a estratégia que ele tinha estabelecido.
Já a ansiedade pós-operacional se caracteriza pelo fato do operador iniciante executar uma entrada no mercado e ficar ansioso com o resultado que pode acontecer no desenrolar da negociação. Se não identificada, esta ansiedade pode fazer com que saia mais cedo do que deveria de uma posição ou que mantenha demasiadamente uma operação que já deveria ter sido finalizada.
Estes dois conceitos são importantes pois mostram a necessidade do operador se conhecer e entender quando está demasiadamente ansioso. Com isto, as chances de executar uma estratégia operacional sem precipitações e alinhada ao seu planejamento aumentam bastante.
Fonte: Focus Trading System