No Day Trade o sucesso é a longo prazo

Embora as operações se iniciem e terminem no mesmo dia, demos medir o sucesso do trader de outra forma.

BLOGDAY TRADECONCEITOS BÁSICOSMERCADO FINANCEIRO

Márcio Almeida e Roberto Fernandes

12/15/2022

Já vimos em outros posts do nosso blog conceitos importantes como autossabotagem, medo de perder etc. São conceitos que estão intimamente ligados à psicologia do trader, que podem fazer grande diferença no longo prazo. E é exatamente sobre a questão do longo prazo que queremos falar neste post. Talvez pelo fato de que as negociações envolvendo Day Trade sejam abertas e fechadas no mesmo dia, existe uma certa confusão em relação ao horizonte temporal que deve ser utilizado para medir a performance dos resultados obtidos por quem faz este tipo de operação.

Ainda que essas operações aconteçam necessariamente no espaço de tempo de um dia e, portanto, que seja possível se avaliar seus resultados rapidamente, não devemos confundir isto com o tempo necessário para se avaliar a performance de um Day Trader.

Ganhar e perder é normal neste mercado, mesmo para quem adquiriu os conhecimentos necessários, estabeleceu a melhor estratégia e executou-a conforme o planejado. O Day trader projeta possíveis cenários e os utiliza como referência na sua tomada de decisão, por isso é necessário entender que um desdobramento fora do que foi projetado possa ocorrer e que venham acompanhados de algumas perdas ao longo da jornada.

O importante é fazer uma análise a médio e longo prazo, como por exemplo estabelecer avaliações periódicas de performance contemplando os resultados semanais, mensais, semestrais e até anuais. Neste caso, é claro que a soma total dos resultados com as operações deve ser positiva, caso contrário precisamos rever nossa estratégia e/ou sua implementação. Ter consciência deste fato pode evitar que um trader acabe se afobando e tentando reverter perdas pontuais em um tempo curto demais e com isto assumindo riscos desnecessários.

Fonte: Focus Trading System.