O Ser humano é emocional e avesso às perdas

Ter consciência do nosso estado emocional é fundamental.

BLOGPSICOLOGIAMERCADO FINANCEIRO

Márcio Almeida e Dra Rayanne Ribeiro

12/8/20221 min read

Dentre todas as características que são universais aos seres humanos, uma é de grande importância para quem quer se tornar um day trader profissional: a aversão à perda.

Operar com day trade exige a necessidade de uma formação sólida no mercado financeiro, uma estratégia operacional eficiente e muita disciplina na execução baseada naquilo que foi planejado. Mas, independentemente de você fazer o melhor que estiver ao seu alcance, é certo que nem todas as suas operações serão bem sucedidas.

Ser um trader profissional significa buscar ganhos em cada operação diária, mas também demanda saber lidar com perdas que acontecerão a despeito do melhor que você puder fazer.

Neste sentido, é fundamental saber lidar com o sentimento de aversão à perda, ou seja, querer evitar a todo custo os possíveis prejuízos nas operações. É preciso que o operador entenda que nem sempre o que acontece no mercado é o que era esperado, e isto não significa necessariamente um erro de estratégia ou de sua implementação.

Se a aversão à perda falar mais alto, pode ser que o operador deseje sair de posições mais cedo do que deveria, não seguindo o que foi planejado. Pior ainda, pode ser que gere nele um sentimento de frustração, seja com si mesmo ou com com o mercado, criando um bloqueio psicológico que certamente irá dificultar sua evolução e continuidade como Day Trader.

Reconhecer o sentimento de aversão à perda, estar sempre consciente de seus sentimentos e tomar as decisões seguindo rigorosamente o que foi planejado em sua estratégia operacional é fundamental para que uma pessoa se torne um day trader de sucesso.

Fonte: Focus Trading System