Qual é a diferença entre IPO e mercado secundário?
Já ouviu falar de IPO e não sabe o que significa?
BLOGMERCADO FINANCEIROCONCEITOS BÁSICOS
Você já ouviu falar que uma empresa decidiu se lançar na bolsa de valores, abrindo parte do seu capital social para novos investidores se tornarem acionistas? Este processo é o chamado IPO (Initial Public Offer, ou Oferta Pública Inicial). Note que é a primeira vez que a empresa vai fazer uma oferta de suas ações neste ambiente de bolsa.
Quando isto acontece, ela está disponibilizando para venda parte do seu capital social, e todo valor financeiro gerado com esta operação normalmente é utilizado para subsidiar expansões e novos projetos desta empresa.
Na outra ponta temos o investidor que acredita no potencial desta operação, vislumbrando a valorização destas ações ao longo do tempo. Mas temos que fazer uma observação importante: de forma diferente do investidor que investe em operações de renda fixa (com menor risco), quem investe em um IPO não tem nenhuma garantia de um retorno financeiro positivo do seu investimento. Isto se dá pelo fato de que a valorização das ações se dará pela performance futura da empresa e pela percepção de outros investidores.
Mas não é apenas através de IPOs, também conhecido como mercado primário, que investidores podem comprar ações. O investidor também pode negociar ações através do mercado secundário. Neste caso, as negociações acontecem entre um investidor que por algum motivo quer se desfazer das ações que possui e o investidor que deseja adquiri-la para alocação em sua carteira de investimentos.
Entendeu a diferença entre IPO e mercado secundário? Acompanhe a Focus Trading System e conheça cada vez mais o mercado financeiro e suas dinâmicas.
Fonte: Focus Trading System