Quanto você ganha e quanto você gasta?
Sua relação entre receitas e despesas é saudável?
BLOGCONCEITOS BÁSICOSMERCADO FINANCEIRO
Não existe um bom investidor sem uma boa disciplina financeira. Antes mesmo de você pensar em se tornar um investidor ativo, é importante construir uma base que lhe permitirá atuar de forma mais consciente e planejada no mercado financeiro.
O seu primeiro passo neste sentido é saber exatamente o quanto você ganha e o quanto você gasta. Veja a seguir como fazer isso de forma eficiente.
Analisando suas despesas
Detalhar as suas despesas é uma ótima forma de saber o comprometimento do valor total que você gasta, para posteriormente poder comparar este valor com o que você ganha.
Uma boa dica é separar as despesas em grupos com características diferentes. Faça a divisão dos seus gastos em grupos como alimentação (ex. restaurantes, supermercado, etc.), saúde (plano de saúde, remédios, etc.), e assim sucessivamente.
Aqui vale uma observação importante: você precisa ter tudo bem detalhado. Não adianta, por exemplo, juntar tudo o que é gasto em um mês com restaurantes sem ter o detalhamento do que foi gasto em cada momento. Sem isto, não é possível identificar gastos desproporcionais e classificar os desembolsos em: 1) necessários, 2) Substituíveis e 3) Passíveis de eliminação.
Este processo pode até dar trabalho no início, mas com certeza você conseguirá ter mais clareza das suas despesas e reduzi-las caso necessário.
Analisando suas receitas
E em relação às suas receitas? Você sabe o quanto ganha? Sabe o quanto ganha por hora de trabalho? É importante que estes valores estejam claros, para que você não apenas entenda as suas receitas atuais, quanto também analise oportunidades futuras.
Despesas x receitas
Com as informações acima, você será capaz de analisar se a relação entre o que você ganha e gasta está saudável ou se são necessários alguns ajustes.
É aqui que você toma sua primeira decisão de investimento. Você precisará estar disposto a investir tempo, esforço para compreender suas escolhas de consumo, sempre buscando decisões que estão mais alinhadas ao seu objetivo no futuro em benefício de uma vida financeira mais saudável. Ter receitas maiores que despesas permitirá que você tenha mais capital para investir e, consequentemente, buscar maiores retornos financeiros.
Fonte: Focus Trading System